10 de dezembro de 2011

Sistema Cardio Respiratório

 (a) Constituição: vias respiratórias, pulmões, e órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios.
 (a) Vias repiratórias: fossas nasais, faring, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmunares.
 (a) Pulmões: direito e esquerdo, o primeiro é constituído por três lóbulos e o segundo por dois.
 (a) Órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios: diafragma, músculos intercostais e costelas.
Pleura: é uma membrana lisa que permite que os pulmões se movam suavemente durante cada movimento respiratório.
Curiosidade: os pulmões conseguem ter 6 litros de ar, 3 litros para cada pulmão. Por cada inspiração apenas 70% de ar chega aos alvéolos pulmunares.
(b) Hematose pulmonar: na hematose pulmunar dá-se a difusão onde trocasse O2 por CO2.
Difusão: é o processo pela qual ocorre a hematose pulmunar significa que as substâncias passam de zonas de maior concentração para as de menor concentração.
Osmose: é outro processo que ocorre no nosso corpo, mas é o inverso da difusão, ou seja as substâncias passam das zonas de menor concentração para zonas de maior de concentração.




Fisiologia:

Movimentos repiratórios: inspiração e expiração

 A-Na inspiração o ar entra pelas fossas nasais, para ser aquecido e filtrado, pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmunares onde se dá a hematose pulmunar. Durante este percurso os músculos intercostais contraem logo fazem as costelas subir e irem para fora, o diafragma desce porque os pulmões dilatam por causa do ar que entrou.
 B- Na expiração o ar vai carregado de CO2 e vai até ao exterior do corpo passando pelos bronquíolos, brônquios, traqueia, laringe, faringe, e sai pelas fossas nasais ou pela boca. Durante o percurso os músculos intercostais relaxam, as costelas vêm para dentro e descem, o diafragma sobe devido ao ar ter saido dos pulmões e estes teram contraído

Sem comentários: